Uso de duplos difusores nos carros será banido somente a partir de 2011
A segunda-feira foi agitada para a Fórmula 1. Após os testes coletivos em Valência darem a largada na temporada 2010, foi a vez da Comissão da categoria aprovar mudanças no regulamento. Após a nova pontuação acertada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), em dezembro, que daria 25 pontos para o vencedor e colocaria dez carros na zona de pontuação, a ideia dos times de valorizar a vitória foi aceita.
Na temporada 2010, os dez primeiros colocados nas corridas serão recompensados com 25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 pontos, de acordo com sua classificação. Assim, a diferença do primeiro para o segundo colocado aumenta de cinco, como a proposta inicial da FIA, para sete. No regulamento de 2009, somente os oito melhores da prova ganhavam 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 pontos, respectivamente.
Já em decisões relacionadas à área técnica, haverá uma redução do número de jogos de pneus para pista seca de 14 para 11 e, para incentivar o interesse do público, os pilotos serão obrigados a usar o mesmo tipo de pneu no treino classificatório e na prova. Segundo a Comissão, essa mudança dará mais um elemento de estratégia para as equipes.
Em relação à aerodinâmica, os difusores duplos serão banidos na temporada 2011 e a altura máxima de cada peça deverá ser reduzida de 175mm para 125mm.
Além de alterações nos carros, a Comissão também atenderá a uma exigência do presidente da FIA, Jean Todt, que quer incluir tecnologias “verdes” à Fórmula 1.
- A Comissão recebeu uma ordem do presidente da FIA para avaliar a introdução de tecnologias ligadas ao meio ambiente no Mundial. Isso foi recebido muito bem pelas equipes e futuras propostas serão desenvolvidas – afirmou um comunicado da FIA.
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