Ainda se esperava a confirmação da ausência do líder sul-africano na partida de abertura do Mundial, entre o país anfitrião e México, que ocorre às 11h (horário de Brasília), o que foi divulgado na manhã desta sexta-feira pela Fundação de Mandela.
Zenani Mandela, bisneta mais velha de Mandela, de 13 anos, foi a única a falecer na tragédia, em que ninguém mais saiu ferido. Em primeiro instante, foi informado que ela estava viajando com a ex-mulher de Nelson, Winnie Madikizela, porém, desmentido horas depois.
Noxolo Kweza, coronel e porta-voz da polícia local, disse que o carro capotou em uma estrada perto do centro de Johanesburgo. Segundo ele, o motorista foi preso e acusado por homicídio culposo. Outro policial afirmou que ele estava dirigindo embriagado.
“A policia descobriu que ele estava bêbado”, falou o policial Edna Mamonyane. “Ele perdeu o controle do veículo e colidiu com um barranco”, completou o porta-voz.
“Havia uma outra pessoa no veículo, uma mulher da família, mas não sua mãe”, informou outro membro da polícia sul-africana.
Zenani era uma das nove bisnetas de Mandela, e havia completado 13 anos de idade no último dia 9 de junho, pouco antes do início do Mundial. Pouco antes da abertura oficial da Copa do Mundo da África do Sul, a Fundação emitiu um único comunicado.
“O senhor Nelson Mandela soube esta manhã da trágica morte de sua bisneta em um acidente. Seria portanto inapropriado que participasse pessoalmente da abertura das celebrações da Copa do Mundo da Fifa. Estamos seguros de que os sul-africanos e as pessoas de todo o mundo se solidarizarão com o senhor Mandela e sua família após esta tragédia”, afirma o comunicado oficial divulgado pela Fundação Nelson Mandela.
“Seguimos acreditando que a Copa do Mundo é uma oportunidade histórica para a África do Sul e o continente e estamos certos de que será um grande sucesso. Madiba (como é conhecido Mandela) estará ali de forma espiritual com todos vocês”, completou a nota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário