sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Marinha confirma resgate de 64 pessoas de navio-escola que naufragou no litoral do RJ



Todas as 64 pessoas que estavam no veleiro Concordia que naufragou na tarde de ontem (18) a cerca de 300 milhas náuticas (aproximadamente 550 km) do litoral do Rio de Janeiro já foram resgatadas. O navio-escola canadense, que pertencente ao "West Island College Internacional", estava realizando a travessia de Recife (PE) para Montevidéu, no Uruguai.

O Comando do Primeiro Distrito Naval, do Rio de Janeiro, não informou o local exato do naufrágio, a nacionalidade das vítimas, nem tampouco em que condições de saúde elas se encontram.

Segundo a rede de televisão canadense CTV, 42 dos 64 ocupantes do barco eram canadenses. De acordo com as informações, entre os canadenses resgatados estão universitários, alunos do ensino médio e integrantes da tripulação. O UOL Notícias segue tentando contato com a escola para obter mais informações sobre as vítimas.

A Fragata Constituição da Marinha Brasileira, que leva uma aeronave a bordo, deve chegar ao ponto do naufrágio às 13h de hoje. Navios mercantes que navegam naquela área marítima também estão seguindo para participar da operação.

Segundo um dos tripulantes resgatado, durante a travessia, a embarcação enfrentou fortes ventos antes de naufragar.


mais informações sobre as vítimas.

A Fragata Constituição da Marinha Brasileira, que leva uma aeronave a bordo, deve chegar ao ponto do naufrágio às 13h de hoje. Navios mercantes que navegam naquela área marítima também estão seguindo para participar da operação.

Segundo um dos tripulantes resgatado, durante a travessia, a embarcação enfrentou fortes ventos antes de naufragar.
Vídeo mostra veleiro que afundou no Brasil

*

A Marinha informa que por volta das 17h de ontem (18) solicitou à FAB (Força Aérea Brasileira) que uma aeronave investigasse a emissão de um sinal de emergência acionado pelo navio. Por volta das 20h, a aeronave localizou uma balsa salva-vidas com pessoas nas proximidades do local onde foi detectada aquela emissão.

De acordo com o itinerário publicado no site da escola canadense, o veleiro partiu de Lunenburg, no Canadá, no dia 7 de setembro de 2009. Segundo as informações, o navio-escola parou em Portugal, Irlanda, França, Malta, Turquia, Tunísia, Marrocos e Senegal, antes de chegar ao Recife, no dia 20 de janeiro de 2010.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

No 2º dia de operação, tropas da Otan trocam tiros com talebans no Afeganistão

As tropas internacionais da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) encontraram maior resistência dos insurgentes do grupo islâmico radical Taleban neste domingo, segundo dia de uma megaoperação da aliança na cidade de Marjah, na Província de Helmand. Até agora, dois militares da Otan e 20 insurgentes morreram na ofensiva.

Os marines dos EUA foram recebidos a ritos de todos os lados neste domingo, em um prédio onde uma bandeira afegã havia sido hasteada para marcar o progresso da ofensiva da Otan no reduto taleban. não há informação, até o momento, de militares feridos no novo dia de ofensiva.

Grupos de marines e soldados afegãos ocuparam a maior parte de Marjah neste domingo, mas os confrontos armados continuaram a medida que os militantes resistem e lutam, disseram os militares.

O segundo dia de uma das maiores ofensivas desde o início da guerra, em 2001, foi de revistas em casas e confrontos.

As tropas investigavam as casas cheias de armadilhas deixadas pelos militantes uma a uma, avançando vagarosamente pelas rias com milhares de bombas de fabricação caseira ou minas. Em algumas regiões, os soldados eram recebidos a tiros.

"Nós estamos na maior parte da cidade neste ponto", disse o tenente Josh Diddams, porta-voz dos marines.

Ele disse ainda que a resistência --ti

O governo do Reino Unido confirmou que um dos militares era britânico. Ele foi morto em uma explosão quando estava em um veículo de patrulha no distrito de Nad-e-Ali District, na Província de Helmand.

As mortes foram as primeiras relatadas na ofensiva, que deixou, segundo um general afegão, ao menos 20 militantes mortos e outros 11 presos.

Também no sábado, ao menos três militares americanos das tropas comandadas pela Otan morreram na explosão de uma bomba no sul do Afeganistão. Um comunicado da aliança atlântica não diz se as mortes estão relacionadas com a operação.

Ofensiva

A ofensiva, que reúne cerca de 15 mil militares, foi anunciada como uma das maiores da guerra que começou há oito anos, após os ataques terroristas de 11 de Setembro, atribuídos à rede terrorista Al Qaeda, abrigada pelo Taleban.

Ela foi batizada de Mushtarak, que significa "juntos" no idioma local, pashtun, é é a primeira operação que conta com a participação das tropas afegãs no planejamento --resultado, segundo a Otan, do grande investimento em treinamento das forças locais.

O primeiro grande ataque desde que o presidente Barack Obama ordenou o envio de mais 30 mil para o Afeganistão, em dezembro, é o início de uma campanha para impor neste ano o controle do governo em áreas controladas pelos rebeldes, antes que as forças americanas comecem a se retirar gradualmente --em 2011, segundo os planos do Pentágono.

Cerca de 4.500 fuzileiros navais americanos, 1.500 soldados afegãos e 300 soldados americanos participam na ofensiva na região de Marjah, na Província de Helmand.

O plano foi anunciado há semanas, para alertar os civis de Marjah e conquistar seu apoio, e estimular talebans a depor armas.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Corinthians fecha parceria inédita e terá carro do centenário na Stock Car

O Corinthians será o primeiro clube do futebol brasileiro a ter uma equipe na Stock Car. A parceria com a equipe RZ MotorSport, do piloto Ricardo Zonta, foi oficializada nesta segunda-feira, e o time do Parque São Jorge correrá as 12 etapas da principal categoria do automobilismo nacional.

A iniciativa inédita é uma forma de comemorar o centenário do Corinthians nos autódromos de todo o país. Zonta, inclusive, usará o número 100 para marcar as festividades pelo aniversário corintiano.

O carro já tem data para estrear nas pistas. Nos dias 1 e 2 de março acontecem os primeiros treinos da temporada da Stock Car, em Interlagos. No final do mesmo mês, dia 28, será disputada a primeira etapa da temporada 2010.

Para o diretor de marketing do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg, a iniciativa é mais uma forma de aproximar o clube do torcedor. “O automobilismo é umas das grandes paixões de brasileiro. O que esse projeto proporciona é juntar isso com o amor do corintiano que é, com certeza, um dos maiores fenômenos do Brasil”, disse Rosenberg.

“Você já imaginou nossa torcida lotando as pistas para ver o Corinthians na Stock? Vai ser uma sintonia próxima do que a Ferrari tem na Itália", acrescentou, em referência à grande torcida que acompanha a equipe italiana em todas as corridas na Fórmula 1.

Responsável por conduzir o carro do centenário, Ricardo Zonta espera que o novo projeto traga maior público para as corridas da Stock. “Vamos nos esforçar mais ainda para representar a enorme nação corintiana nos autódromos e contamos com sua torcida e apoio. Para a categoria, também acredito que será uma novidade muito interessante e que vai atrair ainda mais fãs”, afirmou.

“Estamos muito honrados por representar o Corinthians na Stock Car. Ter a nossa equipe escolhida para levar o nome de um dos maiores clubes do Brasil e do mundo, que trabalha com muito profissionalismo, nos deixa muito felizes”, finalizou Zonta.


ZONTA CONDUZIRÁ O CARRO CORINTIANO

Zonta correu duas temporadas da F-1 pela BAR (1999 e 2000), além de ter sido piloto de testes da Jordan (2001), Toyota (2003-06) e Renault (2007)

Novas cédulas de real terão tamanhos diferentes: veja imagem

POST SÉRIO AGORA...........
RSRSRS

Notas ficarão maiores conforme o valor.
Mudança atende reivindicação de deficientes visuais.


O Banco Central informou ainda que as novas cédulas atenderão a uma demanda dos deficientes visuais, que tinham dificuldades em identificar os valores nas notas atualmente em circulação. O tamanho das notas aumentará conforme o valor. (Foto: Divulgação)


Com título em Santiago, Bellucci alcança posição mais alta da carreira

Depois de triunfar no Torneio de Santiago de tênis, o brasileiro Thomaz Bellucci iniciou a semana como o 28º melhor tenista do mundo, conforme o ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) divulgado nesta segunda-feira. Essa é a posição mais alta de sua carreira.

Na decisão do torneio chileno, Bellucci venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 0/6 e 6/4, o argentino Juan Monaco, que aparece na 27ª posição do ranking, ainda à frente do brasileiro.

O título em Santiago foi o segundo conquistado por Bellucci no circuito profissional da ATP.

De acordo com o ranking, o suíço Roger Federer continua como o número 1 do mundo. Novak Djokovic é o segundo, Andy Murray, o terceiro, e Rafael Nadal, o quarto.

Brasil tem 2ª maior tarifa de celular do mundo

O Brasil só perde para a África do Sul quando o critério é o custo do minuto de ligação de telefone celular, segundo reportagem de Julio Wiziack, na edição da Folha desta segunda-feira (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). O levantamento foi feito pela consultoria europeia Bernstein Research.

As tarifas de telefonia celular no Brasil são elevadas porque o governo brasileiro não abre mão de impostos e as operadoras não querem baixar o valor extra cobrado por minuto de seus clientes quando estes telefonam para um assinante da concorrente, diz a reportagem.

Em média, o consumidor brasileiro paga R$ 0,45 por minuto, segundo a pesquisa, em chamadas locais para celulares da própria operadora. Esse valor passa de R$ 1 caso a chamada termine em um número da operadora móvel concorrente. A carga tributária, em média, é de 42% do preço por minuto ao consumidor. O setor diz que é uma das cargas mais pesadas do mundo.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informa que já contratou uma consultoria especializada para ajudá-la a definir o modelo de custo dos serviços prestados pelas operadoras móveis. O trabalho deverá ser concluído em 18 meses.

Crescimento

No último dia 19, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que o Brasil teve 23,3 milhões de novos acessos à telefonia móvel em 2009, um crescimento de 15,4% no setor de telefonia móvel no país. O resultado só é pior que o apresentado em 2008, quando os brasileiros adquiriram 29,6 milhões de novos celulares.

Agora, o país tem 173,9 milhões de acessos, uma densidade de 0,9 celular por pessoa. Só em dezembro, houve um incremento de 4,2 milhões. Segundo a Anatel, foi o melhor mês do ano para o setor.

São cinco os Estados que possuem mais celulares que habitantes: Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e, a partir de dezembro, Rio Grande do Sul.

A região Norte é a que mais avança na relação de celulares por habitante. O crescimento de teledensidade na região em 2009 foi de 21,27%. Enquanto isso, a região Sudeste registrou crescimento de 16,39%.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Novas cédulas do Real vão ser personalizadas


A primeira: R$ 1 do Tiririca. Essa cédula realmente não vale nada, né? Rarará.

A de R$ 4 é do presidente Lula, que, por sinal, levou sorte e apareceu bem mais novo do que hoje! Rarará.



Essa aÍ não podia ter personagem melhor, né? A de R$ 171, nada mais justo, vem com o rosto do ex-presidente Fernando Collor! Rarará.




A de R$ 1 milhão só podia ser do homem do milhão! Rarará.



Aeeeeee! Nota de R$ 1 zilhão só podia ser do Maluf. Essa aí já vem com desconto de 50%, em direitos do próprio Maluf. Rarará.

O Simão acha que essas notas representariam bem o país. Será que o Banco Central vai rever o layout das novas cédulas?

Vocês sabem qual o texto do torpedo que a Marta Suplicy mandou pro Kassab? "Relaxa e nada". Rarará.

Depois do sucesso de "Avatar", São Paulo resolveu lançar um novo filme: "Alagar". Em 3D ainda! Rarará.

Dizem que o que mais gostam de comer na casa do Kassab é bolinho de chuva. Rarará.

O amigo do Simão contou que pra se proteger das enchentes criou uma nova técnica: não sai de cima da boneca inflável que ele tem em casa. Rarará. Olha a charge aí! Já pensou se pega?

G7 zera dívidas bilaterais do Haiti e pede o mesmo ao Banco Mundial

Os países do G7 "vão zerar a dívida bilateral do Haiti", devastado pelo terremoto de 12 de janeiro, declarou neste sábado o ministro das Finanças do Canadá, Jim Flaherty, ao final de uma reunião do grupo as sete nações mais industrializadas do planeta. O grupo pediu que a dívida haitiana junto ao Banco Mundial e ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) também seja cancelada.

A dívida do Haiti com o G7 --formado por Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, reino Unido, Itália e Japão-- já era relativamente baixa.

"A dívida com instituições multilaterais deveria ser perdoada e vamos trabalhar com essas instituições e outros parceiros para que isso aconteça o mais rapidamente possível", acrescentou Flaherty.

Além disso, o Clube de Paris, grupo informal de Estados credores, entre eles todos os países do G7, já haviam se comprometido em junho a zerar todo o débito do Haiti com seus membros, que é de US$ 214 milhões.

O total da dívida externa do Haiti, país mais pobre do Ocidente mesmo antes do terremoto, chega a US$ 890 milhões. Desse total, 41% do débito foi contraído com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e 27%, com o Banco Mundial.

O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, e o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, participaram da reunião de Iqaluit.

Estas duas instituições, que coordenam uma redução da dívida haitiana ante os organismos financeiros internacionais, solicitaram um esforço suplementar de todos os países para zerar o restante.

Durante a entrevista coletiva que encerrou a reunião de dois dias em Iqaluit, e ao lado dos ministros de Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Japão, Flaherty disse que os sete países mais ricos também discutiram a reconstrução do Haiti após o terremoto de 12 de janeiro, que matou mais de 200 mil pessoas, destruiu a capital do país e deixou centenas de milhares de desabrigados.

"Discutimos a ajuda que o Haiti vai necessitar para a reconstrução a longo prazo à medida que sai da atual situação de emergência", disse o ministro canadense.

Ao mesmo tempo, as nações mais industrializadas do mundo se disseram dispostas a prosseguir com suas políticas de estímulo à economia, antes de se aterem à redução de seus déficits, afirmou Jim Flaherty, durante entrevista à imprensa, em Iqaluit, ao final de uma reunião dos Sete Grandes.

No entanto, segundo o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, "devemos nos assegurar de não estarmos comprometendo a recuperação econômica mundial".

"Estamos decididos a continuar apoiando nossas economias até que se estabeleça uma recuperação econômica sólida", acrescentou o ministro das Finanças da Grã-Bretanha, Alistair Darling.

O G7 foi criado em 1975 pelo presidente francês Valéry Giscard d'Estaing, tendo se tornado com o decorrer do tempo em grande máquina diplomática e midiática.

Temer é reeleito no PMDB e reforça aliança com Dilma

BRASÍLIA (Reuters) - A convenção nacional do PMDB, realizada neste sábado, reelegeu o presidente licenciado da sigla, deputado Michel Temer (SP), e fortaleceu a ala do partido favorável à aliança nacional em torno da candidatura à Presidência da República da ministra Dilma Rousseff (PT).

De um total de 597 votos dos convencionais, Temer foi eleito com 591. Dois votos foram nulos e quatro brancos.


"O PMDB sempre teve contradições internas, mas nós voltamos a ter a unidade absoluta do partido", disse Temer após o resultado.

Temer é um dos principais integrantes do partido cotados para assumir a candidatura à vice-presidência da República. Ao permanecer no controle, impulsiona a escolha de seu nome para a chapa com o PT.

Entre os presentes à convenção que citaram Temer como a opção mais forte dentro do partido para acompanhar Dilma nas eleições de outubro estavam o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o deputado Eduardo Cunha (RJ), entre outras lideranças da legenda.

Para a vaga do 1o vice-presidente da sigla, foi escolhido o senador Valdir Raupp (RO), que deverá comandar o partido, caso Temer se licencie para a candidatura a vice-presidente.

O grupo da legenda que defende candidatura própria, ou mesmo um apoio ao PSDB nas eleições presidenciais, chegou a entrar na Justiça para evitar a realização da Convenção. Um recurso movido pela atual direção do partido, no entanto, conseguiu manter o encontro para este sábado.

A ala contrária à união com o PT é formada, principalmente, pelos governadores do Paraná, Roberto Requião, e Luiz Henrique da Silveira, de Santa Catarina, além do senador Jarbas Vasconcelos, de Pernambuco, e o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, compareceu à convenção e disse que a recondução de Temer "reforça a participação do PMDB na ideia da candidatura da ministra Dilma à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva."

Ele ponderou que o postulante a vice ainda será definido. "Não interessa a ninguém a antecipação do debate sobre a vice nesse momento. A nova direção nacional do PT que assume depois do Carnaval e a nova direção nacional do PMDB que assume a partir de hoje têm a missão fundamental de sentar todo dia se for necessário para resolver o problema das alianças nacionais."

Padilha disse que compareceu ao evento como coordenador político que dialoga com as legendas partidárias.

A convenção elegeu o Diretório Nacional da sigla, responsável por indicar a Executiva Nacional do partido.

Adriano se machuca em treinamento e assusta comissão técnica do Fla

Tudo parecia tranqüilo. O treinamento recreativo do Flamengo já tinha terminado e Adriano estava bem. Porém, logo após ter aprimorado a pontaria em cobranças de falta, o Imperador sentiu uma dor no pé esquerdo, tirou suas chuteiras e teve de abandonar a atividade deixando a comissão técnica ressabiada.

Contudo, a torcida do Flamengo pode ficar sossegada. O atacante apenas assustou e estará sim à disposição de Andrade para a partida deste domingo, contra o Boavista, às 19h30 (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela última rodada da Taça Guanabara, primeiro turno da competição estadual.

Para amenizar ainda mais a angustia da torcida, o médico do Flamengo, Marcelo Soares explicou a real situação do atacante e praticamente assegurou o jogador no compromisso de domingo.

“O Adriano veio conversar conosco e disse que estava sentindo uma dor no pé, mas não tem nada de muito grave. Era só uma durinha de nada”, encerrou.

Ainda invicto na competição estadual, o Flamengo é o lider da sua chave, com 16 pontos conquistados e já está assegurado nas semifinais da competição estadual. O segundo colocado é o Fluminense, também garantido entre os quatro melhores. que soma 15 pontos.

Beyoncé diz ao público de São Paulo que fez o maior show de sua carreira no Morumbi


Beyoncé fez o segundo show de sua turnê brasileira para cerca de 60 mil pessoas que lotaram o estádio do Morumbi, em São Paulo, na noite deste sábado (6).

"Muito obrigado por me receberem aqui. Este é meu maior show, e este é um dos maiores públicos para o qual cantei", exclamou ao subir ao palco a cantora, que usava um vestido dourado que resplandecia com o brilho dos jogos de luzes do palco.

"Crazy in love", canção com uma pequena introdução de "Dejá Vu" e "Naughty Girl", foi o tema de abertura do show e imediatamente depois a artista voltou a animar o público: "Quem está aqui para dançar? Quero todas as garotas sexys de São Paulo dançando!"

O espetáculo foi antecedido por Ivete Sangalo, que "aqueceu" os espectadores apesar da forte chuva que caiu sobre a cidade e reduziu seu tempo no palco.

Após abrir seu show com a música "Na Base do Beijo", Ivete escorregou e teve que continuar o show descalça.

"Se Madonna já caiu e Beyoncé também, isso quer dizer que sou também uma das divas da música", brincou a cantora.

A etapa brasileira da turnê "I Am... Tour" de Beyoncé começou na quinta-feira (4) em Florianópolis, onde cantou para cerca de 25 mil pessoas, continua neste domingo e segunda-feira no Rio de Janeiro e termina no dia 10 de fevereiro em Salvador, show que também será aberto por Ivete Sangalo.

Entre os famosos que assistiram ao espetáculo em São Paulo estava o jogador Ronaldo, acompanhado por sua esposa Bia Anthony, que exibia o avançado estado de sua segunda gravidez.

Sucessos novos e antigos
Beyoncé, que venceu seis prêmios Grammy em sua última edição, vendeu mais de 50 milhões de discos com o grupo Destiny's Child e outros 25 milhões em sua carreira solo que começou em 2003.

O repertório da atual turnê passa pelos sucessos antigos --"Crazy in Love", "Baby Boy", "Naughty Girl", "Irreplaceable", "Déjà Vu"-- e pelas músicas mais lançadas recentemente --"If I Were a Boy", "Diva", "Halo", "Broken-Hearted Girl" e o megahit "Single Ladies (Put a Ring on It)". No medley de Destiny's Child costumam entrar "Bootylicious", "Bug A Boo" e "Jumpin' Jumpin'", além de cantar na íntegra "Say My Name" e "Survivor".

Beyoncé viaja com uma equipe de 45 pessoas, que inclui seu próprio maquiador, cabelereiro e chef de cozinha. Essa produção circula pelos bastidores em carrinhos de golfe e bicicletas, ocupa mais de 30 quartos de hotel, exige o trabalho de três intérpretes em tempo integral e come mais de 40 pizzas após cada show.

O terceiro álbum solo de Beyoncé, "I Am... Sasha Fierce", foi lançado em 2008. Para divulgar o álbum, a cantora começou a turnê "I Am... Tour" no dia 26 de março de 2009, e já passou pela América Latina, Europa, Ásia, África e Oceania. Após os shows no Brasil, a cantora segue para Argentina, Chile e Peru. Desde que se iniciou, a turnê já rendeu mais de 36 milhões de dólares.

No Brasil, a cantora tem quatro singles no topo das músicas mais tocadas nas rádios de todo o país: “If I Were A Boy", "Single Ladies", "Diva" e "Halo" --esta última sendo a mais executada pelas rádios do país em 2009 por mais de 20 semanas consecutivas. As vendas do álbum "I Am...Sasha Fierce" passaram de 250 mil unidades no Brasil, recebendo o status de disco de diamante.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Beyoncé fragmenta personalidades em turnê pelo Brasil e mostra que diva também é frágil


BEYONCÉ EM SÃO PAULO
Com Ivete Sangalo e As Valkyrias

Quando: 06/02, a partir das 20h
Onde: Estádio do Morumbi (Praça Roberto Gomes, 1, Morumbi)
Quanto: R$ 70 (arquibancadas vermelha e laranja), R$ 140 (arquibancada azul e especial vermelha), R$ 200 (pista e cadeiras inferiores A e B), R$ 350 (cadeiras cobertas azul, vermelha e laranja), R$ 500 (cadeira premium azul), R$ 600 (pista premium). Estudantes, aposentados e maiores de 65 anos pagam meia-entrada
Ingressos: no Morumbi Shopping (estacionamento piso G1), pelo site www.livepass.com.br e pelo telefone 4003-1527
Censura: 14 anos

BEYONCÉ NO RIO DE JANEIRO
Com Wanessa

Quando:
07/02, a partir das 21h, e 08/02, a partir das 20h
Onde: HSBC Arena (Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3401, Barra da Tijuca)
Quanto: esgotados para dia 07; para o dia 08: R$ 120 (cadeira nivel 3 com visão parcial), R$ 190 (cadeira nível 3), R$ 300 (cadeira nivel 1 com visão parcial), R$ 400 (pista comum), R$ 500 (cadeira nível 1) e R$ 750 (pista premier)
Ingressos: bilheteria da HSBC Arena, das 10h às 18h, e pelo site www.livepass.com.br, a partir das 10h
Censura: 16 anos

BEYONCÉ EM SALVADOR
Com Ivete Sangalo

Quando: 10/02, a partir das 21h
Onde: Parque de Exposições de Salvador (Av. Luís Viana, s/n)
Quanto: R$ 160 (pista-terceiro lote), R$ 300 (camarote Coruja) e R$ 500 (pista vip). Estudantes, aposentados e maiores de 65 anos pagam meia-entrada
Ingressos: Shopping Iguatemi (2º e 3º pisos e Loja Axé Mix, ao lado do Playland), pelo site www.livepass.com.br e pelo telefone 4003-1527


A silhueta de Beyoncé apareceu no gigantesco palco montado no Parque Planeta, em Florianópolis, às 22h15, introduzindo um trecho de "Deja Vu". Mas foi com "Crazy In Love", um de seus primeiros sucessos solo, que ela abriu as cortinas e deu às caras ao público da capital catarinense, que a recepcionou nesta quinta-feira (4) em sua primeira turnê no país.

Com sua "I Am... Tour", turnê do disco que lhe rendeu seis importantes prêmios no Grammy 2010 no último domingo (31), Beyoncé veio mostrar o que todo mundo já sabe: ela é linda, talentosa, bem-sucedida, dona de habilidades vocais invejáveis e dança como só Beyoncé sabe dançar, numa combinação de poder, graça e elegância. Mas coroada como rainha, a cantora se permite ser uma diva frágil, que também peca no roteiro de seu espetáculo e escorrega no meio de uma performance.

Sem máscaras, Beyoncé exercitou suas extravagâncias vocais e abusou dos falsetes. Dessa vez não levou para o palco sua versão de Etta James (a quem deu vida no filme "Cadillac Records") nem de Diana Ross (de "Dreamgirls"), mas influências não faltaram: de Tina Turner e Barbra Streisand a Madonna e Alanis Morissette, que ganhou a versão de "You Oughta Know" entre os versos de "If I Were a Boy".

Beyoncé tem a intenção de representar a si mesma como uma personalidade dividida, que é suave por um lado, mas indomável por outro. Ela fragmenta sua identidade em tantas versões e homenagens que por vezes parece faltar justamente ser a sua própria referência. Por isso certos quadros de seu show se equilibram entre o comovente e o cafona, como a sessão que a transforma em musa quase virginal cantando "Ave Maria" e se vestindo de noiva --aquela que foi guardada a sete chaves ao se casar com Jay-Z.

O espetáculo, de duas horas e meia, passa por variadas mudanças de figurinos --dez trocas de roupa, no total--, há sempre um vídeo para entreter o público ou uma apresentação solo de sua banda formada só por mulheres (a Suga Mama) e do trio vocal (The Mamas). Do maiô dourado ao manto branco em cima do maiô da mesma cor, o "motorcycle top" e o traje policial, as roupas são justificadas pelos atos que encena no palco.

Por exemplo, quando entra em cena Sasha Fierce, o alter-ego de Beyoncé que se preocupa mais com a pista de dança. É a sessão das letras que não se sustentam sozinhas, já que a expressão maior está numa ininterrupta freqüência de batidas sincronizadas e coreografias elásticas mantidas por músicas como "Diva" e "Radio".

Durante a apresentação, Beyoncé disse aos fãs que estava "muito feliz por estar no Brasil". "Essa é a minha primeira vez aqui. Obrigada por manifestarem todo o seu amor", declarou. "Recebemos muitas mensagens na internet pedindo para que viéssemos. Aqui estamos", disse a cantora.

Em um pequeno palco secundário, que a colocou mais próxima do público da pista vip e da área gold (mas ainda distante da pista comum e do camarote), Beyoncé passou cerca de 30 minutos fazendo uma versão compacta de seu show. Foi lá onde cantou "Irreplaceable" e escorregou, caindo sentada no chão, com elegância, e sem parar de cantar.

E foi no meio do público também que ela trouxe "Sweet Dreams", "Check On It", "Say My Name", relembrou em um medley os hits do Destiny's Child ("Bootylicious", "Bug A Boo" e "Jumpin' Jumpin'"), sempre checando discretamente sua performance nos telões que a exibiam para o público, e fez uma homenagem deslocada a Michael Jackson, que "influenciou minha carreira".

Um dos momentos altos da apresentação, já caminhando para o encerramento, foi a chegada de "Single Ladies (Put a Ring on It)", conforme aponta o clichê. Um clipe com diversos anônimos e celebridades (Justin Timberlake e Barack Obama estavam lá) imitavam os passos de dança de um dos vídeos mais populares dos últimos tempos. Em uma versão estendida, Beyoncé comprovou que tem fôlego à disposição para cantar e dançar ao mesmo tempo.

Simpática e respeitosa com seus fãs, Beyoncé agradeceu pelo carinho dos brasileiros, mandou beijos e desceu do palco ao som do sucesso "Halo" para estender a mão àqueles que enfrentaram filas quilométricas no calor de 33ºC de Florianópolis para entrar no local. No final do show, parafraseando o nome de sua turnê, Beyoncé disse "I Am... Yours" e, antes de fechar as cortinas, avisou que não vê a hora de voltar.

As cortinas do show de Beyoncé se abrem ainda em São Paulo (dia 6, Estádio Morumbi), Rio de Janeiro (7 e 8, HSBC Arena) e Salvador (10, Parque de Exposições).

Bebê roqueiro

Olha que fofo esse menininho! E o melhor de tudo, ele canta (ou dubla) direitinho! Lindo! Meu filho vai ser assim, só que vai cantar Black Eyed Peas! rs

Confira gols da rodada do Campeonato Paulista

O Corinthians sofreu a sua primeira derrota no campeonato ao perder para a Ponte Preta. Santos e São Paulo venceram, enquanto o Palmeiras não saiu do empate.


Antes mesmo de se entrosar, Roger já agrada companheiros no Cruzeiro

Apresentado como novo jogador do Cruzeiro, o meia Roger chega com moral com os companheiros. Embora só vá treinar com os demais atletas a partir de terça-feira, a primeira impressão do goleiro Fábio e do atacante Wellington Paulista foi positiva.

Fábio acredita que a manutenção de muitos jogadores desde 2008 tornará mais fácil a adaptação do novo meia. “Ainda não tivemos contato com o Roger, mas o grupo sempre recebe muito bem todos os atletas que são contratados, é um grupo bastante amigável e isso favorece bastante para que o trabalho seja desenvolvido da melhor forma possível”, disse.

“Com o Roger não vai ser diferente, ele vai ter a ajuda de todos para que ele possa o mais rápido entrar na forma ideal e esteja com o elenco nas competições que vamos disputar”, acrescentou.

Roger chegou ao Cruzeiro nesta quinta-feira e assinará contrato por três anos. Nesta sexta-feira, ele realizará exames cardíacos, enquanto na segunda-feira tratará de questões particulares. Assim, a partir de terça-feira, o meia se junta ao elenco cruzeirense para os treinamentos comandados pelo técnico Adilson Batista.

O atacante Wellington Paulista poderá, no Cruzeiro, atuar pela primeira vez ao lado de Roger. “Eu o conheço de ver jogar. Sei da qualidade, todo mundo sabe do potencial e da qualidade que ele tem. Veio para ajudar a gente, veio para somar, então esperamos que possa nos ajudar para que a gente tenha um time ainda mais forte do que já tem”, destacou.

Já o goleiro Fábio teve diversos confrontos com o novo contratado. “Já o enfrentei várias vezes, desde a época do Vasco, ele pelo Fluminense. É um jogador que sempre se destacou. Apareceu muito jovem, aproveitou as oportunidades, foi campeão em várias equipes. Então a gente espera que ele chegue com o pensamento de nos ajudar, porque, com certeza, ele vai ter o apoio de todos os jogadores do Cruzeiro”, ressaltou.

Entre os jogadores do atual elenco do Cruzeiro, Roger jogou ao lado do atacante Soares, no Grêmio, e do volante Fabrício, no Corinthians. Ele pôde assistir à vitória por 7 a 0 sobre o Real Potosí, na quarta-feira, e em sua apresentação destacou a força da equipe. “O Cruzeiro jogou muito bem, com muitas inversões de jogo, troca de posições. Espero me encaixar bem”, afirmou.

Fernanda vence prova e é o novo anjo do "BBB10"

A dentista Fernanda venceu a prova do anjo realizada no fim da manhã de hoje e poderá imunizar um de seus colegas do paredão que será formado nesta noite.

Apenas quatro participantes foram sorteados para participar da disputa: Cláudia, Michel, Eliéser e Fernanda.

Para disputar o colar do anjo, cada BBB precisou vestir um capacete de fruta. Cláudia e Eliéser ficaram com o de banana, enquanto Michel e Fernanda foram de morango.

Cada um deles deveria levar frutas cenográficas, que estavam distribuídas em uma bacia, para um picolé gigante. Para chegar ao destino, eles tinham que carregar as frutas em uma bandeja e descer um escorregador, caindo em uma piscina de leite.

Assim que os picolés estivessem repletos de frutas até a marca vermelha, eles precisariam enchê-lo com leite usando um balde.

Fernanda foi a primeira a subir no escorregador, seguida por Eliéser, Cláudia e Michel, o que lhe deu vantagem também na hora de esvaziar sua bacia.

Com o melhor tempo da prova, Fernanda venceu e ganhou o colar do anjo.

Dourado, escolhido para narrar a prova, aproveitou para fazer várias piadas durante o desafio.

Monstro

Como anjo, Fernanda tinha que dar o castigo do monstro para duas pessoas, e escolheu Cláudia e Eliéser. Eles terão que infernizar todas as pessoas da casa, com exceção de Fernanda e Cadu, que é o líder, toda vez que o sinal tocar.


Por Centenário, Corinthians 'força' pré-temporada e supera rivais no treino

Conquistar títulos e, principalmente, a inédita Libertadores é a grande obsessão do Corinthians para o seu ano do Centenário e, para isso, esforços não estão sendo medidos. Se por um lado a diretoria fez contratações como a de Roberto Carlos e manteve Ronaldo, a comissão técnica, chefiada por Mano Menezes, impôs uma verdadeira maratona de treinamentos para que o elenco alvinegro possa chegar forte na luta por troféus.

Segundo levantamento realizado pelo UOL Esporte durante todo o mês de janeiro, época em que acontecem as pré-temporadas, o Corinthians superou os demais clubes no tempo total de treinamento (ver infográfico abaixo). A maior parte das atividades foi realizada em um hotel em Itu, cidade no interior paulista, em estratégia que se repete desde 2008.

“Neste início de temporada é importante que todos estejam em condições físicas equivalentes. A ideia é aproveitar todos os jogadores neste começo, tendo cuidado na preparação de cada um para que não sejam queimadas etapas no processo de condicionamento do elenco”, explicou o técnico Mano Menezes.

Até o dia 31 de janeiro, o elenco corintiano havia treinado um total de 69h10. Quem mais próximo chegou desses números foi o Atlético-MG. Comandado agora por Vanderlei Luxemburgo, a equipe mineira trabalhou por 59h55. Logo atrás vem o Fluminense, que se refugiou em Vitória (ES) durante parte da sua pré-temporada, e realizou 50h45 de atividades.

Apesar de ter pouco mais de 33% da sua pré-temporada dedicada a trabalhos físicos, o Corinthians também investiu na prevenção de lesões, problema muito comum neste período. Dessa forma, a recuperação dos atletas também ocupou um grande espaço no planejamento, com trabalhos que vão desde o mergulho em balde de gelo até acupuntura, técnica que teve o lateral Roberto Carlos como um dos beneficiados.

“Usamos esse processo com alguns jogadores para evitar a sobrecarga muscular. Isso facilita o fluxo sanguíneo no local”, disse Bruno Mazziotti, fisioterapeuta do Corinthians.

Com a prioridade aos trabalhos relacionados ao físico, as atividades com bola tiveram um peso menor na pré-temporada corintiana. A contratação de vários jogadores não impediu que os treinos técnicos fossem mais utilizados do que os táticos. O entrosamento, dessa forma, acaba sendo adquirido por meio de testes realizados a cada jogo.

“Todas as equipes estão mesclando jogadores no Estadual em busca de um plano tático, e aqui não é diferente”, completou Tcheco, um dos reforços do Corinthians para esta temporada.

* Colaboraram Bernardo Lacerda e Gustavo Andrade (Minas Gerais), Bernardo Feital, Bruno Rousso, Cauê Rademaker e Pedro Ponzoni (Rio de Janeiro), Jeremias Wernek e Marinho Saldanha (Rio Grande do Sul), Alexandre Sinato, Bruno Thadeu, Carlos Padeiro, Herculano Barreto Filho, Renan Prates, Rodrigo Farah e Thales Calipo (São Paulo)

Astros de "Harry Potter" foram atores mais bem pagos de 2009


Os astros da série de cinema "Harry Potter", Daniel Radcliffe e Emma Watson, foram o ator e a atriz mais bem pagos de Hollywood em 2009, segundo uma lista da revista americana Vanity Fair.

Para interpretar o protagonista nos dois filmes baseados no último livro de J.K. Rowling sobre o bruxo adolescente, Radcliffe, que tem 20 anos, recebeu US$ 40 milhões, além US$ 1 milhão que lhe foi pago em royalties pelos filmes anteriores, totalizando o equivalente a R$ 75,7 milhões.

Já Emma, com 19 anos, que vive Hermione Granger nas telonas, recebeu US$ 30 milhões, ou R$ 56,1 milhões, para atuar nos mesmos filmes. Rupert Grint, que completa o trio de amigos bruxos de Hogwarts, também aparece na listagem. Ele é o oitavo ator mais bem pago do mundo.

Ben Stiller e Tom Hanks foram, respectivamente, o segundo e o terceiro ator mais bem pago de 2009. Depois de Watson, a atriz mais bem paga foi Cameron Diaz.

O primeiro dos dois filmes baseados no capítulo final de Harry Potter, "As Relíquias da Morte", tem estreia prevista para este ano, enquanto a segunda e derradeira parte chegará aos cinemas no ano que vem.

Classificação geral


No ranking das celebridades de Hollywood mais bem pagas, que inclui também diretores e produtores, Radcliffe foi o 6º colocado, o primeiro entre os atores, enquanto Watson terminou na 14ª posição, a mais bem colocada entre as mulheres. Grint foi o 15º.

Todos os cinco primeiros colocados da lista são diretores. O campeão do ano foi Michael Bay, diretor do filme "Transformers 2: A Vingança dos Derrotados", arrecadou US$ 125 milhões, seguido por Steven Spielberg, que engordou sua poupança em US$ 85 milhões.

James Cameron, diretor, roteirista e produtor do fenômeno de bilheterias "Avatar" apareceu na 4ª posição com "apenas" US$ 50 milhões, porque a lista só inclui os rendimentos até 31 de dezembro de 2009.

Alimentos, transportes e combustíveis pressionam, e IPCA tem maior alta desde maio de 2008

A inflação no Brasil acelerou de 0,37% em dezembro para 0,75% em janeiro, impulsionado por custos maiores com alimentos, combustíveis e passagens de ônibus, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice foi o maior desde maio de 2008, quando a alta foi de 0,79% (veja gráfico ao final do texto).

Os dados se referem ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), indicador oficial de preços, usado pelo governo para definir suas metas anuais de inflação. Para 2010, o objetivo do governo é uma inflação anual de 4,5% ao ano, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

IPCA POR GRUPOS

Segmento Variação
Transportes 1,45%
Alimentos e Bebidas 1,13%
Despesas Pessoais 0,78%
Artigos de residência 0,41%
Saúde/Cuid. Pessoais 0,36%
Vestuário 0,31%
Habitação 0,27%
Educação 0,26%
Comunicação 0%

O IPCA acumulou alta de 4,59% em 12 meses até janeiro, superando o centro da meta de inflação do ano pela primeira vez desde junho de 2009.

O indicador ficou um pouco acima da previsão dos analistas. Segundo pesquisa feita pela Reuters, a projeção do mercado é que o IPCA fechasse janeiro em 0,7%.

O maior impacto individual para o IPCA em janeiro foram as tarifas de ônibus urbanos, que subiram 3,9% e deram 0,14 ponto percentual de contribuição, seguidas por combustíveis, com variação de 2,08% e contribuição de 0,1 ponto percentual. Juntos, ônibus e combustíveis reponderam por um terço do IPCA em janeiro.

O IBGE mostra que a alta de 3,9% no grupo de ônibus sofreu pesada influência de São Paulo, onde houve reajuste de 17,4% no valor das tarifas, que passaram de R$ 2,30 para R$ 2,70 em janeiro. Também foi observado um aumento de 4,18% nas passagens em Salvador, passando de R$ 2,20 para R$ 2,30 no mês passado.

Em relação aos combustíveis, o álcool mostrou alta acentuada, ficando até 11,9% mais caro, o que refletiu na gasolina, que encareceu 1,33%, devido à quantidade de álcool que possui em sua composição.

O grupo alimentos e bebidas teve uma forte aceleração nos preços no mês passado, e passou para 1,13%, contra 0,24% registrado em dezembro. Assim, o segmento contribuiu com 0,25 ponto percentual e também foi responsável por um terço do IPCA no período.

IPCA POR REGIÕES

Local Variação
Rio de Janeiro 1%
São Paulo 1%
Belém 0,8%
Salvador 0,77%
Goiânia 0,57%
Porto Alegre 0,55%
Belo Horizonte 0,53%
Fortaleza 0,52%
Curitiba 0,39%
Brasília 0,23%
Recife 0,2%

Contribuiu para esta alta, segundo o órgão, as chuvas intermitentes das últimas semanas, que têm afetado negativamente as lavouras de pólos produtores importantes.

Entre as regiões pesquisadas pelo IBGE, os maiores resultados do IPCA ficaram com Rio de Janeiro e São Paulo, ambas com 1%. Na contramão, a menor variação ficou com Recife, de 0,2%.

Repercussão
Apesar de o IPCA ter acelerado neste início de ano, analistas explicam que as pressões sobre o índice são pontuais, por conta de entressafra, chuvas e reajuste de passagens, e, com o fim delas, a inflação deve arrefecer em fevereiro, mas sem muita força ainda já que o impacto dos custos maiores com mensalidades escolares que vão entrar no cálculo deste mês.

"Os preços dos alimentos estão subindo, com destaque para a parte de açúcar -por problemas estruturais, como quebra de safra na Índia- e de (produtos) in natura -afetados pelas chuvas do período", diz Daniel Xavier, economista sênior do Banco Safra.

"Há também uma pressão de alta de Transportes, por conta dos combustíveis e da tarifa de ônibus em São Paulo e Salvador", afirma.

Os custos das mensalidades escolares são reajustados a partir de janeiro, início do ano letivo, mas a metodologia do IPCA capta esse aumento apenas no dado de fevereiro.

Como alguns desses efeitos são sazonais e todos são considerados pontuais, as fortes taxas previstas para este começo de ano não mudam a perspectiva de inflação sob controle e dentro da meta em 2010, mas os analistas seguem atentos a eventuais pressões diferentes.

"O comportamento das medidas de núcleo (da inflação) será observado com atenção e, eventualmente, pode provocar algum ajuste nas previsões para o índice", disse Miriam Tavares, diretora de câmbio da AGK Corretora.



quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Defesa Civil só existe de fato em menos de 20% das cidades do Brasil

Dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, menos de 20% têm de fato uma equipe de Defesa Civil preparada para lidar com desastres naturais, como deslizamentos, enchentes e secas, segundo estimativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Oficialmente, a Defesa Civil está presente em cerca de quatro mil cidades. Contudo, de acordo com a secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Valente, em aproximadamente três mil delas o departamento existe "apenas no papel".

"Cada prefeito decide se quer ou não criar o departamento. Alguns têm a consciência da importância, mas não é obrigatório", diz.

Segundo ela, com a possibilidade de aumento de desastres naturais, sobretudo em conseqüência das mudanças climáticas, seria "ideal" que cada município tivesse "uma estrutura mínima, pelo menos".

"Alguns prefeitos não vêem necessidade em investir na Defesa Civil por não terem grande incidência de desastres. Mas o clima está mudando", diz.

Uma das principais funções da Defesa Civil, diz a secretária, é mapear riscos e sugerir ações de correção, e não apenas oferecer socorro emergencial.

"O departamento sabe onde estão as ameaças. Se não tiver ninguém para demandar, para colocar o assunto na pauta do gestor, a solução vai demorar ainda mais para chegar." 'Falhas' Somente os municípios com uma Defesa Civil oficialmente instituída podem pleitear uma ajuda financeira da Secretaria Nacional quando entrarem em situação de emergência.

Na avaliação de Ivone Valente, o fato ajuda a explicar por que muitos prefeitos nomeiam a comissão de Defesa Civil e deixam o departamento "apenas no papel".

Segundo ela, mesmo as cidades com uma Defesa Civil instituída de fato apresentam "falhas". Uma delas, diz, é a "ausência de planos alternativos".

"Muitas vezes é preciso tirar pessoas de suas casas diante de chuvas fortes. Ou, ainda, bloquear algumas ruas. Mas vai levar as pessoas para onde? Vai transferir o trânsito para onde? É preciso ter uma alternativa também", questiona.

Ela cita como exemplo a cidade de Blumenau (SC), que no ano passado enfrentou problemas de déficit de moradia em função das enchentes.

"Se você não pensar nisso antes, na hora da emergência fica difícil encontrar soluções", diz.

Infraestrutura Os problemas de infraestrutura, que muitas vezes são as principais causas de inundações nas cidades brasileiras, não podem ser "o único alvo" de prefeitos e governadores, na opinião da secretária.

"Não há dúvidas de que essas obras de correção precisam ser feitas. Mas os gestores têm de ter um plano para lidar com as adversidades até que essas obras sejam realizadas", diz.

A secretária diz que tem recebido prefeitos com todo o mapeamento de riscos em mãos, mas que "ainda não fizeram nada" para gerenciar uma situação de crise.

"Eles vêm em busca de uma solução definitiva, mas isso não é feito na hora da emergência. É preciso ter estratégias diante da crise." Uma das propostas da Secretaria é que as Defesas Civis de todo o país sigam algum tipo de padronização. O assunto deve ser encaminhado para avaliação do Congresso Nacional até o mês de abril.

Pelas regras atuais, cada prefeito ou governador decide se institui ou não o departamento e como ele será estruturado.

"Os gestores continuarão com autonomia para definir, mas pelo menos uma estrutura básica seria importante termos padronizada em todo o Brasil", diz.

Fnte: UOl noticias

Não passou no vestibular? Conhece alguém que não passou? Saiba o que fazer agora

As listas de vestibular saíram e seu nome não estava nelas? Agora é hora de aprender a lidar com a frustração e analisar quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos. A orientação é da psicóloga Patrícia Mortara, supervisora de estágio da orientação profissional da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

"Lidar com a frustração, todos nós lidamos. Não adianta querer preservar os jovens da frustração. Isso não existe. A gente fica com pena, mas faz parte do processo da vida", afirma a professora.
E como sobreviver a essa decepção? "Como com qualquer outra. Como da primeira vez que caiu da bicicleta. São momentos diferentes, mas passar por eles faz parte do processo de crescimento", diz Patrícia.

É hora de mudar de carreira?

Após checar com clareza as listas, o ideal é começar uma análise aprofundada do ano que passou e observar as próprias características - para ver o que faltou fazer.

Segundo o psiquiatra e consultor Roberto Shinyashiki, não é hora de desistir de ingressar na faculdade desejada. "Nesse momento da angústia, é preciso fazer uma autoanálise, mas manter o sonho."

Ajuda especializada

De acordo com Shinyashiki, há três pontos que o vestibulando deve considerar nessa auto-observação:

  • Verificar qual é o domínio do conteúdo das disciplinas. Faltou saber alguma coisa?
  • O treino para fazer provas foi adequado? Tem gente que estuda muito e não é bom de provas, porque se cansa ou perde a concentração.
  • A preparação psicológica foi suficiente? Ou deu aquele nervoso na hora H?

  • "Para quem não sabe estudar, porque não aprendeu a se organizar, por exemplo, pode procurar ajuda de um pedagogo. Já quem sente muito nervoso em situações de estresse, pode procurar psicólogos. Os psicólogos do esporte, em geral, trabalham muito bem com situações em que atletas estão sob pressão - mais ou menos o que o vestibulando passa na prova", avalia o médico.

    Observar também os pontos fortes

    O coordenador do Etapa, Eduardo Bindi, levanta uma questão importante para os candidatos: "Se o vestibulando passou para a segunda fase da Fuvest, já ficou muito perto de ser chamado. E isso não é fácil", diz. "Quem não passou está apto a tentar novamente. É pensar no próximo ano e fazer a nova tentativa dar certo."

    O professor lembra que a Fuvest mudou as regras do vestibular este ano. Com isso, a redação ganhou um peso muito grande. "O fator casualidade aumentou no vestibular da USP. Existe o mérito e tem também o acaso na seleção. Infelizmente, para os que ficaram abaixo do corte, os pontos na redação podem ter interferido. E o tema foi ruim, com textos sem sentido", avalia.

    Papel da família

    Compreensão e sensibilidade são pré-requisitos para os pais que pretendem ajudar os filhos que não passaram no vestibular. "Existem famílias que cobram os jovens que se esforçaram tanto e não conseguiram. Isso não faz bem", conta Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do curso Objetivo.

    "A família tem de entender que os vestibulares não são como antigamente. Há muita exigência e o grau de conhecimento necessário é enorme", diz. Segundo ela, o pai e a mãe podem inclusive estimular os jovens a descansarem - tudo a fim de começar um novo ano de estudos com mais energia. Vale também dar aquela força na checagem nas próximas listas de convocados.

    Agora, se seu filho não fez nada o ano inteiro e não passou nas provas, a orientação muda. "Se o filho foi muito irresponsável, o pai tem de saber onde apertar. Pode deixar de pagar mesada, cortar viagens, deixar sem carro, por exemplo", recomenda Shinyashiki. "Mas deixar de pagar cursinho é bobagem. Se o filho não estudou, isso não vai resolver".

    Namorados e amigos

    A professora Vera já viu casais terminarem quando só um dos namorados foi convocado no vestibular. Uma orientação é manter o equilíbrio. "Quem passou, não pode ficar deslumbrado. E quem não passou, não tem motivo para se sentir humilhado. Faz parte da vida. E o casal pode continuar lutando junto."

    E se a questão é amizade, a dica é mais ou menos parecida. "A hora é dura, mas quem não passou deve tentar ficar contente pelo amigo. É natural que isso aconteça", diz Bindi.

    Na contra partida, quem garantiu a vaga na faculdade pode estimular os amigos que não passaram a estudarem. "Vale mostrar que é possível e dar apoio psicológico para o amigo entrar no ano seguinte. Se precisar, pode até tirar dúvidas", diz Vera.

    Fonte:Simone Harnik
    Em São Paulo

    Sob sol forte, Grêmio só empata com o São Luiz e vê a torcida perder a paciência

    Era dia de recuperação, de dar um chega para lá na crise e esquecer a derrota no Gre-Nal do domingo passado. Nada saiu como planejado. Nesta quarta-feira, sob um sol de quase 40ºC, o Grêmio não conseguiu passar de um empate com o São Luiz, por 1 a 1, pela sexta rodada do Gauchão, e teve de aceitar as vaias dos torcedores. Recém-chegado, o técnico Silas ouviu gritos de "burro" pela primeira vez no comando do time. Sinal de que vai ter muito trabalho pela frente e em um curto espaço de tempo. Mesmo com o resultado ruim, a equipe continuou na liderança do Grupo 1, com 11 pontos, e garantiu a classificação antecipada para as quartas de final, já que não pode ser mais alcançado pelo quinto colocado..

    O São Luiz de Ijuí, até então dono da melhor campanha no Estadual, ainda lidera o Grupo 2, com 14 pontos, mas pode perder posições no fim da rodada.

    No domingo, o Grêmio visita o Universidade, em Canoas, às 17h. O São Luiz recebe o Esportivo, em Ijuí, no mesmo horário.

    Fonte:

    Richard Souza Porto Alegre

    Ciro critica articulações de Dirceu e diz que pode disputar 2º turno contra Dilma

    Determinado a manter o nome dele à disposição do PSB para concorrer à Presidência da República, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) lançou fagulhas contra o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e disse que a postura dele é “golpista”. Ciro Gomes se irritou com as articulações que o petista estaria fazendo sobre as alianças eleitorais nos Estados, principalmente com opiniões sobre o apoio do PSB e as especulações de uma candidatura de Ciro Gomes ao governo de São Paulo.

    Questionado se foi chamado para uma conversa em que José Dirceu pediria para que retirasse o nome da disputa presidencial, Ciro Gomes afirmou que o ex-ministro não teria coragem para isso.

    “O Dirceu deveria assumir um certo recato. A conduta atual dele é golpista. E eu sou amigo dele, sou mais franco com meus amigos do que com meus inimigos. Ele não tem coragem de me pedir para retirar a candidatura, até porque eu mando ele pastar na mesma hora”, disse.

    O deputado Ciro Gomes disse que ele não representa ameaça à candidatura da ministra Dilma Rousseff e sim uma opção que poderia chegar ao segundo turno junto com ela. “Eu saindo da disputa beneficio muito mais o Serra. Na campanha eu posso falar o que o PT não pode mais, pela qualidade das alianças que formou. Não tenho que fazer homenagens ao Quércia como o Serra tem que fazer, ou ao Sarney e Renan como a Dilma tem”, disse.

    O ex-ministro José Dirceu, no seu blog, faz avaliações sobre o cenário de São Paulo, ainda cogitando a candidatura de Ciro Gomes ao governo do Estado em vez da disputa pela Presidência da República. “Muito correta e necessária, na minha avaliação, essa reunião que as direções regionais paulistas do PSB, PT, PDT, PC do B, PTC, PRB, PSC e PTN marcaram para o próximo dia 12 com o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) para discutir sua candidatura ao governo paulista”, publicou Dirceu ontem (2).

    O deputado Ciro Gomes disse que não percebeu no próprio partido movimentação para fazê-lo desistir de ser candidato ao Palácio do Planalto. “Não tenho essa agenda. O Eduardo Campos (governador de Pernambuco e presidente do PSB) é um homem de caráter. Estou propondo participar do debate e não tomar o poder de ninguém”, disse.


    Fonte:

    Keila Santana
    Especial para o UOL Notícias
    Em Brasília

    Consumo de energia atinge novo pico nesta quarta, diz ONS

    O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, informou nesta tarde que a carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) bateu novo recorde nesta quarta-feira (3), atingido o pico de 70.170 megawatts (MW) às 14h58.

    Veja ao lado: reportagem sobre recorde de consumo de energia

    É o terceiro dia seguido de recordes na carga, segundo o ONS, um reflexo das altas temperaturas e da retomada na produção industrial.

    O calor está provocando mudanças na curva diária de consumo, criando dois "horários de pico": o momento logo após ao almoço, com alto consumo industrial e de aparelhos de ar condicionado, e o tradicional horário de pico, no início da noite, quando aumenta o consumo residencial.

    Chipp diz que o consumo se manterá em alta enquanto durar o calor, mas afastou riscos de racionamento, uma vez que os reservatórios das hidrelétricas estão cheios (em valores aproximados, 77% no Sudeste/Centro Oeste, 71% no Nordeste, 90% no Norte e 97% no Sul).

    "É a melhor situação dos últimos dez anos", afirmou o executivo, citando estudo do governo que indica que há sobra de energia até 2014.

    Fonte: Informação é do diretor do operador do sistema, Hermes Chipp.
    Às 14h58 desta quarta-feira (3), consumo atingiu 70.170 megawatts.

    Governo baixa tributo para tentar evitar alta do preço da gasolina

    ncidência da Cide cairá de R$ 0,23 para R$ 0,15 por litro.
    Custo da medida para os cofres públicos será de R$ 91 milhões.

    O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira (3) a redução da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) a partir da próxima sexta-feira (5) para tentar impedir o aumento de cerca de 4% no preço final da gasolina. A medida, que vale até o dia 30 de abril, custará R$ 91 milhões aos cofres públicos.

    A mudança no tributo é uma forma de compensar a recente redução da mistura de álcool na gasolina – a concentração diminuiu de 25% para 20%. "Eu queria anunciar a redução da Cide sobre a gasolina em R$ 0,08 [por litro]. Hoje, a Cide é de R$ 0,23 e nós estamos reduzindo para R$ 0,15", disse o ministro.

    Mantega afirmou que a mudança na Cide é uma mudança normal, que já foi adotada em anos anteriores. "Em 2008, quando houve a elevação do preço da gasolina, [e] reduzimos a Cide. Em 2009, foi o contrário", lembrou.

    Preços livres

    O ministro lembrou, porém, que os postos de combustíveis são livres para determinar o preço cobrado dos consumidores. "O mercado de gasolina é livre. Estamos garantindo o preço estável nos produtores. Espero que os preços sejam mantidos", disse ele. O ministro disse que os consumidores podem verificar os preços antes de abastecer e procurar os mais baratos.

    "Mantemos a estabilidade do preço da gasolina. Ficará R$ 0,10 a menos [mais barato] com o ICMS. Com essa mudança, o preço subiria cerca de R$ 0,10. Com o que estamos fazendo [redução da Cide], cairá R$ 0,10 [e o preço ficaria estável nos produtores]", disse Mantega. Segundo o ministro, o ICMS, que é de cerca de R$ 0,025 por litro, está embutido na Cide.

    Fonte:

    Alexandro Martello Do G1, em Brasília

    Homem morre após ser atingido por árvore em SP

    Árvore atingiu carros na Zona Norte de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

    Um homem de 75 anos morreu nesta quarta-feira (3) em decorrência dos ferimentos provocados pela queda de uma árvore na Zona Norte de São Paulo. Ele foi atingido no acesso da Ponte da Vila Maria à Marginal Tietê, para quem segue no sentido da Rodovia Ayrton Senna. Familiares da vítima contaram à equipe da TV Globo que o homem chegou a ser levado com vida ao PS da Vila Maria. A chuva forte durou três horas. Por volta de 21h, depois de mais um dia de caos, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura decretou o fim do estado de atenção na cidade. A Marginal Tietê chegou a ficar em alerta porque o Rio Tietê transbordou.

    Às 21h40, o CGE registrava 43 pontos de alagamento na capital. Desse total, 12 ainda estavam ativos. O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, ficou fechado das 18h18 às 18h35 por causa da tempestade.

    Trens

    A chuva provocou transtornos no Metrô. Na Estação da Sé, no Centro, a polícia foi chamada para conter um princípio de tumulto. Muitos passageiros não conseguiram embarcar nos trens, que trafegavam com velocidade reduzida.Por volta das 21h15, as catracas foram abertas para a entrada dos passageiros. Muitos estavam esperando desde as 19h30. Segundo o comerciante Flávio Gomes, de 47 anos, a polícia conseguiu acalmar os usuários mais exaltados.

    Na Zona Norte, mais confusão. O acesso à Estação Jardim São Paulo (Linha Azul) ficou alagado. O local fechou entre 18h10 e 19h.

    O temporal interrompeu ainda a circulação de trens das linhas 11 (Coral) e 12 (Safira) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, entre as estações Brás e Tatuapé. A linha 10 (Turquesa) apresentou diversos pontos de alagamento entre as estações da Luz e Santo André.

    Sem luz

    Outro problema provocado pela chuva forte foi a queda de energia elétrica nas zonas Leste e Sul. De acordo com a Eletropaulo, por volta de 21h30, a informação era de que trechos dos seguintes bairros estavam sem luz: Brás, Mooca, Tatuapé, São Miguel Paulista e Itaim Paulista (parte Leste da cidade).Na Zona Sul, não havia eletricidade em parte do Sacomã, do Ipiranga, da Saúde, do Planalto Paulista, da Aclimação e da Luz, este na região central. A Eletropaulo não tinha previsão de quando a energia voltaria.

    Desde o início de dezembro, a chuva deixou 70 pessoas mortas e pelo menos 22 mil desalojadas. A Defesa Civil informou que 38 cidades decretaram situação de emergência.


    Fonte: G1

    terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

    Tony Ramos ficará dois meses na Itália para dar vida a personagem da novela "Passione"

    Tony Ramos já se prepara para voltar ao batente. Mal acabou "Caminho das Índias", folhetim em que trabalhou na Globo, e o ator já está envolvido em outro projeto da emissora. Tony vai estar em "Passione", novela de Silvio de Abreu que vai entrar no lugar de "Viver a Vida". Seu personagem será o italiano Antônio Mattoni, o Totó. Ele é um camponês que vive na região da Toscana.

    "Estou fazendo aulas de italiano desde o ano passado. Vamos gravar na Toscana algumas cenas. Vou ficar fora do país por dois meses", conta ele, que já está na Itália. Totó estará envolvido em um grande mistério com a personagem de Fernanda Montenegro, Betty Gouveia. "Mas é claro que não posso revelar mais nada. Se eu contar, acaba a graça", desconvers

    Madonna vai ver os desfiles de domingo na Sapucaí

    Madonna confirmou presença no camarote do Governo do Estado do Rio de Janeiro para os desfiles de domingo na Sapucaí. A popstar vai ficar hospedada no Hotel Fasano, em Ipanema - o mesmo em que ela conheceu Jesus Luz. E por falar em Jesus... Por enquanto o modelo não está credenciado para o camarote. Sabe-se que ele vai discotecar num camarote em Salvador na terça-feira de Carnaval.

    Tessália é a terceira eliminada do BBB 10

    O terceiro paredão triplo do "Big Brother Brasil" eliminou, na noite desta terça (2), a publicitária curitibana Tessália Serighelli com 78% dos votos do público. Alex ficou com 9 % e Anamara com 13% dos votos. A enquete do UOL antecipou o resultado da disputa e acertou quem sairia do programa.

    Tessália chegou ao paredão por escolha da líder Eliane que afirmou não gostar do jeito como a publicitária age dentro do confinamento. Alex, que enfrenta seu segundo paredão, foi escolhido pelos companheiros da casa, Carlos, Dicesar, Fernanda e Serginho, e Anamara foi para a berlinda por ter atendido ao Big Fone.

    A votação desta noite registrou mais de 30 milhões de votos. O primeiro recorde da décima edição do "reality show" brasileiro.

    Depois de resistirem ao paredão, Alex e Anamara continuam na disputa por R$ 1,5 milhão.

    Flamengo decide apenas advertir Petkovic, que se desculpa em seu blog

    Petkovic continua sendo jogador do Flamengo. Nesta terça-feira, após se reunir com o departamento jurídico do clube, o vice de futebol Marcos Braz foi “obrigado” a mudar de ideia. Desta maneira, o sérvio não será mais dispensado, como queria o dirigente, e vai ganhar apenas uma advertência.

    Mesmo com uma “pena leve”, Petkovic está fora, além da partida desta quarta-feira, contra o Olaria, às 21h50 (horário de Brasília), no Maracanã, do jogo com o Boavista, no domingo, às 19h30 (horário de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Os dois compromissos são válidos pelo grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual.

    O retorno do jogador ao time poderá acontecer somente na semifinal da Taça Guanabara. A participação, entretanto, dependerá única e exclusivamente da comissão técnica.

    Em seu blog, o jogador pediu desculpas pelo ocorrido: "Em resposta as inúmeras mensagens que venho recebendo dos torcedores do Flamengo, confirmo que minha intenção é permanecer no Clube. Sobre o mal entendido acontecido no último domingo, peço desculpas à instituição, aos jogadores e principalmente a torcida Rubro Negra. Aproveitando ainda, para reforçar, que sempre zelei pelos interesses do grupo, Clube e torcedores."

    O problema começou no clássico contra o Fluminense (vitória rubro-negra por 5 a 3). No intervalo da partida, ao saber que seria substituído, o jogador não gostou e foi embora antes mesmo de saber se estaria sorteado para o exame antidoping. Membros da comissão técnica tentaram demover o sérvio da ideia, em vão.

    Depois, Marcos Braz, foi conversar com o meia e acabou se desentendendo com o jogador. Petkovic “deu de ombros” para os pedidos e se retirou do estádio, deixando furioso o dirigente. Na segunda-feira, em entrevista coletiva na Gávea, o vice de futebol reiterou o seu desejo de rescindir o contrato de Petkovic.

    Por volta das 21h, a diretoria do Flamengo enviou nota oficial informando a decisão de apenas advertir o jogador. O vice de futebol Marcos Braz e o procurador geral do clube Rafael De Piro assinaram a nota. Confira na íntegra:

    O Clube de Regatas do Flamengo, considerando os fatos amplamente noticiados, que se relacionam com o comportamento indevido do atleta de futebol profissional, Dejan Petkovic, e considerando a minuciosa avaliação feita pelo Departamento de Futebol, em conjunto com a Procuradoria Geral do CRF, entendem de punir o referido atleta com uma advertência.

    Tendo em vista que o referido atleta, em razão de não haver participado integralmente da pré-temporada, não se encontra nas mesmas condições físicas dos demais integrantes do grupo, o Departamento de Futebol disponibilizará um profissional da preparação física para atender exclusivamente ao jogador.

    Caberá ainda ao Departamento de Futebol do Clube fixar o local onde jogador e o preparador físico levarão a cabo os trabalhos.

    Companheiro de Cabañas no América do México é baleado em tentativa de assalto

    Juan Carlos Silva é atingido na região glútea, mas ferimento não é grave

    Uma semana após Cabañas levar um tiro na cabeça, outro jogador do América do México foi baleado. Juan Carlos Silva, meia de 21 anos, foi atingido na região glútea após uma tentativa de assalto na noite de segunda-feira.
    Segundo informou Jaime Ordiales, diretor esportivo do América, a bala entrou e saiu do corpo do jogador sem acertar qualquer osso. O atleta ainda vai passar por mais exames, mas acredita-se que, se houver, seu afastamento dos gramados será curto.

    Cabañas, por sua vez, segue melhorando seu estado clínico. O atacante paraguaio já chegou a dizer ao pai que vai se recuperar a tempo de jogar a Copa do Mundo de 2010, em junho.

    Comissão da F-1 aprova mudança no sistema de pontos e alterações técnicas


    Uso de duplos difusores nos carros será banido somente a partir de 2011

    A segunda-feira foi agitada para a Fórmula 1. Após os testes coletivos em Valência darem a largada na temporada 2010, foi a vez da Comissão da categoria aprovar mudanças no regulamento. Após a nova pontuação acertada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), em dezembro, que daria 25 pontos para o vencedor e colocaria dez carros na zona de pontuação, a ideia dos times de valorizar a vitória foi aceita.

    Na temporada 2010, os dez primeiros colocados nas corridas serão recompensados com 25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 pontos, de acordo com sua classificação. Assim, a diferença do primeiro para o segundo colocado aumenta de cinco, como a proposta inicial da FIA, para sete. No regulamento de 2009, somente os oito melhores da prova ganhavam 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 pontos, respectivamente.

    Já em decisões relacionadas à área técnica, haverá uma redução do número de jogos de pneus para pista seca de 14 para 11 e, para incentivar o interesse do público, os pilotos serão obrigados a usar o mesmo tipo de pneu no treino classificatório e na prova. Segundo a Comissão, essa mudança dará mais um elemento de estratégia para as equipes.

    Em relação à aerodinâmica, os difusores duplos serão banidos na temporada 2011 e a altura máxima de cada peça deverá ser reduzida de 175mm para 125mm.

    Além de alterações nos carros, a Comissão também atenderá a uma exigência do presidente da FIA, Jean Todt, que quer incluir tecnologias “verdes” à Fórmula 1.

    - A Comissão recebeu uma ordem do presidente da FIA para avaliar a introdução de tecnologias ligadas ao meio ambiente no Mundial. Isso foi recebido muito bem pelas equipes e futuras propostas serão desenvolvidas – afirmou um comunicado da FIA.